Coronavírus: entenda porque as festas devem ser adiadas!
Estava tudo pronto para a festa de aniversário do seu filho? O chá de bebê estava pronto para acontecer? O chá revelação também?
Conseguimos imaginar a frustração que é preparar tudo com carinho e na “hora H” ter que cancelar a festa. Isso é frustrante principalmente para as crianças, que contam os dias e as horas para o grande momento chegar.
Mas, afinal, é preciso realmente adiar as festas durante a crise do coronavírus? É sobre isso que vamos falar neste texto!
A festa deve ser adiadas por causa do Coronavírus?
Infelizmente, as festas vão contra aquilo que os especialistas e o Ministério de Saúde recomendam no combate ao espalhamento do vírus. É preciso evitar aglomerações de todos os tipos para manter a distância física segura.
O coronavírus é transmitido por meio das gotículas de saliva que são transmitidas pelo ar. Uma pessoa infectada, mesmo que não demonstre os sintomas, pode depositar essas gotículas em tecidos e superfícies de todos os tipos.
Por essa razão, a medida de contenção mais eficaz é o isolamento social. Durante esse período, as festas não são aconselhadas, principalmente aquelas que incluem crianças e idosos.
O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil está tendo transmissão comunitária do coronavírus. Isso significa que já não é possível saber qual a fonte de contaminação. Isso reforça ainda mais a necessidade de cancelar ou adiar as festinhas.
Pode fazer a festa ao ar livre?
Especialistas aconselham que, mesmo ao ar livre, o risco de contaminação existe. Ele é menor que em espaços fechados, mas não é nulo. Somente uma pessoa infectada é suficiente para colocar todos em risco.
Sendo assim, a recomendação oficial é não realizar a festa, seja aniversário, chá de bebê ou de revelação. Por mais que as pessoas se comprometam a tomar os cuidados necessários, como controlar o contato físico em uma festa, sobretudo com crianças e idosos.
❗ Lembrando que os idosos são os mais vulneráveis ao Covid-19, sendo assim precisamos ter cuidado redobrado.
❗ Lembrando que os idosos são os mais vulneráveis ao Covid-19, sendo assim precisamos ter cuidado redobrado.
A festa foi adiada, como explicar às crianças?
É fácil para os adultos entenderem a situação. Mas, e as crianças? Não é nada fácil convencê-las que não vão mais poder cantar “os parabéns” juntos com os amigos. Como são imediatistas, a verdade é que elas vão sofrer. E você não vai poder fazer nada a respeito disso.
A boa notícia é que essa pode ser uma ótima oportunidade para ensinar algo bom para elas: que nem tudo está no nosso controle. Mesmo que de início elas não compreendam, o diálogo é sempre a melhor decisão.
Nada de oferecer opções mirabolantes como forma de “preencher o vazio”. As crianças precisam, desde cedo, a exercitar a resiliência e lidar com situações adversas na vida.
A neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, aconselha os pais a acrescentar que “algo pode dar errado e que pode haver mudanças de planos” sempre que combinar alguma coisa com as crianças, seja uma festinha, um passeio ou qualquer programação.
Como informar o adiamento aos convidados?
Fiz algumas artes para ajudar vocês nesse momento tão delicado. Essas artes podem ser enviadas para seus convidados informando o adiamento da sua festa. Você pode enviar pelo whatsapp ou postar em suas mídias sociais.
Para baixar as artes, basta clicar na imagem abaixo, depois é só aguardar abrir, clicar com o clique direito sobre ela e clicar em salvar como. Prontinho!
Contratei serviços de terceiros, e agora?
Você contratou fornecedores de alimentos, decoração, animação e até Buffet?
A primeira coisa a ser feita é entrar em contato e tentar uma negociação com a empresa. Tente adiar sua festa, afinal você sonhou com ela!
Essa é uma forma de ninguém sair no prejuízo, nem você e nem a empresa contratada. Lembre-se que todos estamos no mesmo barco.
Porém, segundo Fernando Capez (Diretor-executivo do Procon-SP), não havendo consenso entre as partes, deve-se buscar as medidas legais, como procon e meios judiciais.
Conclusão
Como você pode ver, as festas devem realmente ser adiadas durante a crise do coronavírus. É a melhor decisão para a saúde das crianças e de todos!
Quando a situação normalizar e não houver mais risco, as festas voltarão a alegrar as nossas vidas e teremos muitas razões para comemorar!!!
Então, vamos cada um fazer a sua parte! 💖
Abaixo algumas dicas de prevenção:
💖 Se cuidem para que em breve possamos comemorar com todas as pessoas que amamos! 💖
Nenhum comentário