Festa em casa durante a quarentena


Uma coisa é certa: a pandemia do coronavírus mudou totalmente a rotina das pessoas no Brasil e no mundo. Por recomendação do Ministério da Saúde, todas as programações precisaram ser alteradas ou canceladas, inclusive as festas de aniversário.

Como explicar aos pequenos que a festa que ele aguardava ansioso há dias não vai mais acontecer? Foi pensando nisso que algumas pessoas tiveram a ideia de fazer uma festa em casa durante a quarentena.

A intenção é alegrar as crianças mesmo com o isolamento social, já que é possível comemorar em casa com os familiares e à distância por meio de videoconferência. Vamos lá saber como fazer isso?

Festa em casa durante a quarentena: é possível?

Sim, desde que respeite as regras de isolamento social propostas pelas autoridades sanitárias. Mesmo que o modelo de festa seja outro, o significado é o mesmo e vale tudo para alegrar seu pequeno em um dia tão especial, não é mesmo?

É melhor fazer uma festa durante a quarentena, somente com a família e os amigos próximos via conferência que não deixar a data passar em branco.

Para que as crianças entendam o momento atual e tantas mudanças, é imprescindível o diálogo. Seja transparente e explique o que todos estamos vivendo. Uma boa ideia é encontrar maneiras lúdicas de mostrar a contaminação da doença e a importância de ficar em casa para impedir isso.

Lembre-se de que as crianças têm o direito de saber o que está acontecendo, principalmente quando isso as afeta tanto. Segundo a pedagoga e educadora parental Camila Antunes: “Podemos contar sobre a necessidade de nos cuidarmos, de nos mantermos distantes e que, por essa razão, os amigos não poderão estar presencialmente conosco nesse dia”

Como colocar a ideia em prática?

Mas afinal, já que é possível: como fazer uma festa em casa durante a quarentena? Com criatividade e boa vontade dá para criar momentos mágicos em família que vão ficar por muito tempo na lembrança dos pequenos.

Vamos lá!

Se for possível, encomende um bolo e alguns docinhos e salgadinhos. Apesar do fechamento do comércio, alguns estão funcionando por encomenda. Se você souber, faça você mesmo. Liste os itens necessários antes de ir ao supermercado e coloque a família para ajudar.

Se você tiver impressora em casa, pode fazer um lindo painel ou diversas fotos para enfeitar o ambiente. Podem ser fotos do aniversariante e da família ou da temática preferida dele.

Não tem impressora? Use a criatividade com itens que possui em casa, como pratos descartáveis, papel crepom, tecidos etc. 

Não esqueça também dos balões, hein?!

Para completar, garante a presença dos convidados por vídeo chamada. Convide os parentes e amigos próximos para estarem online no mesmo horário. Assim, todos podem cantar os parabéns.

Utilize o aplicativo Google Hangouts e coloque a vídeo chamada na tela da televisão. Assim, vai ser possível ver todo mundo e tê-los presente durante toda a comemoração.

Como você viu, mesmo em épocas difíceis dá para alegrar o dia, principalmente um tão especial. Então, deixe a tristeza de lado e mãos à obra! E se você teve que cancelar a big festa que estava há meses planejando, não desanime.

Aproveite as dicas que passamos e deixe o dia do seu filho mais alegre! Mesmo em tempos de pandemia a coisa mais importante ainda é o brilho nos olhos das nossas crianças, não é mesmo?

Um comentário