A importância da criatividade no ramo de artesanato

Criatividade no ramo de artesanato

O ramo de artesanato e de personalizados trabalha diretamente com o exercício da criatividade. Por esse motivo, posso afirmar que ela é essencial para ter sucesso nesse segmento. 



Algumas pessoas nascem com essa competência, mas outras precisam desenvolvê-la. E isso é possível, sabia? Neste texto, vou mostrar a importância da criatividade no ramo de artesanato e dá algumas dicas para desenvolver essa habilidade e produzir produtos cada vez mais lindos e atraentes. 
O que é criatividade?

Antes de saber como usar a criatividade para fabricar produtos maravilhosos de artesanato, é preciso saber o que é isso, não é mesmo?


O que é criatividade?


Criatividade é a habilidade que uma pessoa tem de transformar ideias em realidade. No caso do mercado de artesanato, é a capacidade de transformar ideias ― de preferência novas e originais ― em produtos. 

Uma pessoa criativa é aquela que imagina, cria e inventa coisas interessantes e inéditas. No decorrer da história, as grandes invenções e descobertas foi o resultado do trabalho de pessoas criativas. 

Você não precisa criar e produzir grandes feitos que vão modificar o mundo. Basta desenvolver a criatividade para ter ideias que vão fazer seu negócio de artesanato se destacar dos demais. Afinal, esse ramo é conhecido por ter produtos originais, principalmente aqueles que são personalizados. 


Por que a criatividade é essencial no ramo de artesanato?


Como já disse, a criatividade anda lado a lado do artesanato. Eu poderia dizer que sem essa competência é quase improvável ter sucesso neste segmento. Com criatividade, é possível sempre lançar novas tendências e se destacar. Sem contar que seu negócio não corre o risco de cair na mesmice e estará sempre um passo à frente da concorrência. 

Com criatividade também é possível utilizar ideias existentes e criar produtos e linhas novas. Isso desmistifica o conceito de que é criativo apenas aquilo que é totalmente novo. Muitas pessoas desenvolvem produtos e ideias maravilhosas a partir de outras e dá super certo.

Para finalizar, a criatividade também ajuda na administração do negócio, pois desperta a capacidade de identificar as tendências para o futuro e de criar soluções inovadoras em momentos de crise.

Como desenvolver a criatividade?

Agora que você já sabe o que é e a importância da criatividade no ramo de artesanato, vem a parte mais importante: afinal, como desenvolver essa competência?

Algumas pessoas acreditam que não são criativas e que não vai mudar. Mas isso não é verdade. Veja algumas dicas que separei para você se tornar criativa e arrasar nas suas produções:

Trabalhe sua mente para o crescimento, ou seja, esteja sempre buscando meios de crescer não só como pessoa, mas também como negócio;

Participe de diferentes experiências e cursos não só na sua área de atuação, mas também de outras;

Entenda qual o seu propósito na vida e no seu negócio;

Faça exercícios mentais nas horas vagas. Algumas ideias são: palavras cruzadas, sodoku, xadrez, leitura frequentes e outros.

Crie o hábito de colocar suas ideias no papel. Escreva sobre novas descobertas no ramo de artesanato, sobre suas aspirações como empreendedora, sobre suas metas, enfim, sobre tudo que achar relevante. 

Percebeu a importância da criatividade no ramo de artesanato? Então, aproveite nossas dicas para utilizar essa competência a favor do seu negócio!

Um comentário

  1. Realmente, quem mexe com artesanato tem que está em uma busca a cada dia por desenvolver sua criatividade, afinal, é isso que as pessoas esperam, ser surpreendidas com que elas menos esperam.

    ResponderExcluir