O que preciso para iniciar no ramo de papelaria personalizada?

O que preciso para iniciar no ramo de papelaria personalizada?




Hoje vamos falar sobre o que é necessário para iniciar um negócio no ramo de papelaria personalizada. Então, se você está chegando aqui com essa dúvida, não perca este texto. 

Vamos dar as dicas para começar neste segmento que está cada dia mais promissor. Não deixe de ler!

Por que começar uma papelaria personalizada?

O mercado de papelaria personalizada está em crescimento desde 2010 e a perspectiva é que continue crescendo. Isso tem dado oportunidade para milhares de pessoas que estão empreendendo e buscando ganhar espaço neste mercado.
Um dos benefícios de empreender neste negócio é o conforto e a praticidade que um home office proporciona, além de que colaborar para a redução do estresse ― já que reduz as cobranças comuns em empregos formais, permitindo trabalhar em condições confortáveis e horários flexíveis, algo que nos permite ter mais tempo para a família e para o lazer.
Apesar de ser um home office, o ramo de papelaria personalizada também é um modelo de negócio. Isso quer dizer que, se bem desenvolvido, visando a qualidade dos produtos, organização e uma boa gestão financeira, poderá gerar bastante lucro de acordo com a demanda de clientes que for estabelecida, podendo se tornar uma renda extra fundamental ou ser a base total da renda familiar. 

O que fazer para começar no ramo de papelaria personalizada?

Quando buscamos os equipamentos básicos para a criação de uma papelaria personalizada, temos que ter em mente de que esse é um ramo de negócio criativo, ou seja, os equipamentos em sua maioria serão responsáveis por gerar praticidade, agilidade e conforto. 
No entanto, isso não precisam ser obtidos de uma só vez. Caso você não tenha capital para comprar todos os equipamentos no início, é possível desempenhar diversas funções de maneira manual, maneiras manuais que são consideravelmente mais econômicas. 
Na realidade, a principal ferramenta da produção de um negócio criativo é o conhecimento.
Portanto, tenha em mente que antes e durante todo o projeto, é importante que exista vontade de conhecer e estudar, sendo por cursos, conversas em grupos ou vídeo-aulas etc, o importante é aprender. 
Não adianta fazer um alto investimento em equipamentos avançados se ainda faltam as técnicas desenvolvidas pela junção de conhecimento e prática. Inicialmente o seu equipamento será o seu conhecimento básico que estará sendo adquirido e os produtos que irá vender. Portanto, as primeiras preocupações deverão ser:

✔ A escolha do que irá ser vendido; 

✔ A busca por bons fornecedores; 

✔ A compra de material de qualidade; 

✔ Calcular os valores de custo e venda; 

✔ Divulgação; 

Quais são os equipamentos básicos necessários para o ramo de papelaria personalizada?

Com o conhecimento sobre o ramo de papelaria personalizada, com criatividade e a criação de uma base de clientes, é natural que a demanda de trabalhos aumente, fazendo com que seja necessário otimizar a produção.
É nesse momento que investir nos equipamentos certos para papelaria personalizada faz a diferença. Eles vão reduzir o tempo de produção de seus produtos, executando tarefas delicadas em segundos. 
Existem no mercado diversas máquinas de corte e vinco automáticas ― muitas delas já apresentadas neste blog ―, que aceleram e auxiliam diversas tarefas, permitindo a expansão do negócio, aumentando a quantidade de produtos e o fluxo de produção.
✔ Basicamente, os equipamentos para iniciar um negócio neste segmento são:

✔ Computador, com software para rodar programas de edição, como o Corel Draw, Studio Silhouette, Photoshop, por exemplo; 

✔ Impressora ecotank (tanque de tinta), mais detalhes sobre esse tipo de impressora, clique aqui;

✔ Máquina de corte ou uma boa tesoura para cortar os moldes manualmente. 
Para saber mais sobre a Máquina de corte Silhouette, (em breve).
Para saber mais sobre a Máquina de corte Scanncut, (em breve).

 ✔ Material de produção como papel, régua, cola, tesoura, estilete, furadores, base de corte, cola quente, etc.

Como você pode notar, além dos equipamentos, começar um Home Office no ramo de papelaria personalizada requer também estudo e a aplicação de técnicas de vendas e divulgação. Por isso, analise bem a concorrência e, principalmente, decida qual seu público-alvo, ou seja, o que vai produzir, já que se trata de uma área bastante diversificada. 

Outra dica é começar com projetos menores e, se for o caso, com equipamentos mais simples até ganhar experiência e capital para investir em materiais mais avançados. Se você tiver criatividade e o mínimo (Computador, software de edição e uma impressora e uma  boa tesoura), já é possível começar seu negócio. 

Como já foi dito, o importante é ter o pé no chão e saber que a construção de um negócio de papelaria personalizada tem como base o conhecimento e a criatividade. Isso, aliado ao material de trabalho, vão ajudar a construir sua identidade no mercado, fazendo com que se destaque diante da concorrência e conquiste a confiança dos clientes.

Nenhum comentário