Quero trabalhar com personalizados - Como começar?


O mercado de papelaria personalizada cresce cada dia mais e a possibilidade de trabalhar em casa é o que levam muitas mamães a ver essa possibilidade como uma grande chance de ganhar um dinheiro extra.

Eu entrei nesse ramo quando minha bebê nasceu há aproximadamente 2 anos e 3 meses. Antes dela nascer, eu sempre dizia que iria continuar trabalhando fora, etc e tal. Pois é, como toda mãe de primeira viagem, eu me enganei em muitas coisas... e percebi que eu não conseguiria ficar longe dela, só de pensar meu coração ficava apertado.

Daí pesquisando bastante na internet sobre papelaria personalizada, percebi que era um ramo dos sonhos, principalmente pra quem ama artesanato e computador. Comecei a fazer uns cursos no Youtube mesmo, tudo grátis. Primeiro, fiz o curso de Corel Draw básico e depois do Studio (depois eu passo os links, prometo!).
E fui treinando, treinando... bebê dormia, eu corria para o computador... pegava um modelo na internet e tentava fazer igual.

Quando me senti segura, comecei a anunciar os modelos que eu fiz no mercado livre, demorou para vender, mas logo comecei a vender. Prometo, passar as dicas também! rs

Como não tinha tempo, por que minha princesa não desgrudava, fiquei apenas nas artes digitais mesmo, mas logo comecei a comprar os itens que precisava para colocar a mão na massa. Confesso, quem é mãe sabe que não é fácil e está longe de (trabalhar em casa = ter mais tempo), mas eu não me arrependo, por que não preciso me separar da minha princesa.

Bom, agora que contei um pouco da minha história no ramo, vamos ao que interessa!

Quais são os primeiros passos para começar a trabalhar com personalizados?


1° Passo - Faça cursos, não precisa ser pago, pode ser no youtube mesmo, lá tem vários cursos grátis excelentes.

2° Passo - Instale os programas e treine o que você aprendeu no curso e não tenha medo de mexer no programa, pode fuçar a vontade por que não tem problema!

3° Passo - Pense no que você quer trabalhar, o ramo de papelaria personalizada é enorme, e você pode segmentar para ficar mais fácil e depois que pegar mais experiência, você pode ir aumentando.

4° Passo - Não compre nada mais do que precisa para iniciar, compre o básico e depois vai comprando conforme sua necessidade e possibilidade. Vejo muitas pessoas comprando equipamentos sem nunca ter feito um curso, e isso é um risco muito alto.

O que você precisa para iniciar?

Tudo vai depender do segmento que você irá escolher, se você for fazer apenas artes digitais, você precisará apenas do computador ou Notebook, agora se você gostar de colocar a mão na massa e fazer tudo desde a arte até a montagem, você vai precisar de uma impressora, papéis, fitas, etc...

- Computador ou Notebook: não precisa investir em nada caro, e se você já tem um melhor ainda... Lembre-se, primeiro faz cursos e treina bastante, depois você investe...

- Impressora: Tem vários modelos no mercado, sendo destaque em personalizados a Epson Ecotank, depois vou falar um pouco sobre as impressoras também.
Obs.: Se você já tem uma impressora em casa, pode usa-lá sem problemas! Claro que dependendo da demanda, logo você precisará comprar outra, mas isso mais pra frente...

- Papéis: Temos vários, sendo os mais utilizados Offset e Glossy (fotogrático).

- Tesoura: Tem vários modelos, tesoura comum grande para cortes maiores, tesoura de precisão para cortes delicados e menores, e tesoura de picote para dar acabamento, Com elas você pode fazer praticamente tudo, tem muitas pessoas no ramo que ainda não tem a máquina de corte e se vira muito bem com a tesoura, são conhecidas com as tesouretes no facebook...

- Estilete: Existem vários tipos, desde o mais simples até um de precisão.

- Base de corte: Existe vários tamanhos e serve para você cortar o papel com o estilete e com mais precisão, pois ela é quadriculada em centímetros, o que facilita a medição. E claro, protege sua mesa também!

- Régua: Pode ser uma básica mesmo de 30 cm, porém o ideal é que seja de metal. É bem mais seguro!

- Furadores: Existem vários modelos e tamanhos, sendo o mais procurado o círculo para tags, adesivo para latinhas, etc...

- Alicate de furos: Ferramenta para fazer furos e colocar ilhós.

- Fitas Adesivas: Banana (aquela espumada que faz efeito 3D), dupla face e durex.

- Fitas de Cetim: Tem várias cores e tamanhos, usada para enfeites, fechamento de caixa, etc...

- Colas: Diversas, sendo as mais usadas: cola pano e cola quente.

- Boleador ou dobradeira: Para fazer vincos.

Bom, essa é a lista básica para dar início. Mas conforme você for criando seus trabalhos, você irá sentir a necessidade de mais coisas... E depois de bastante prática, você pode comprar a tão sonhada máquina de corte!


Segredo do Sucesso:
Estude e treine muito!!! 
E o mais importante: NÃO DESISTA!